Na ausência de Neemias no governo, o povo voltou a algumas práticas contrárias a Palavra de Deus. Em seu segundo mandato, ele irá reconduzir o povo à santidade, restaurando algumas práticas no templo, na família e nas tradições daquela nação.
Neemias inicia a restauração pelo Templo que havia sido negligenciado, expulsando o amonita Tobias que usava indevidamente uma das salas, ela foi purifica e voltou a ser um lugar para se guardar as oferendas dos sacrifícios.
Observando o povo, ele percebe que no dia consagrado pelo Senhor, eles praticavam o comércio. A mentalidade deste povo ainda era a de escravos, que no Egito não tinham direito ao descanso, mas agora o povo de Deus, deveria descansar no dia do Senhor, e isto não poderia ser esquecido.
Outra restauração passava pela família. Alguns judeus estavam se unindo com povos de outras crenças. Os filhos desses judeus haviam deixado de falar a língua hebraica, e perdiam o acesso a Palavra de Deus, Neemias tem atitudes drásticas e proíbe estes casamentos.
O zelo e o cuidado com as coisas sagradas eram práticas constantes na vida de Neemias. E nós hoje como estamos nos relacionando com as coisas de Deus?