Zelofeade era um israelita da tribo de Manassés que morreu no deserto deixando cinco filhas. Como seu pai não havia deixado um filho homem como herdeiro, as cinco irmãs foram solicitar a Moisés o direito à herança do pai. Assim, elas solicitaram um pedaço de terra como herança, mas a decisão do tribunal foi considerada inadequada para resolver o assunto. Moisés levou o assunto a Deus.
Moisés falou com Deus, que decidiu que o que elas pediam era justo e que dali por diante as filhas teriam direito à herança dos pais. Repare que esta é uma passagem que também argumenta contra o machismo. Deus considerou que as mulheres tinham o mesmo direito à herança do que os homens.
Depois do caso das filhas de Zelofeade, Deus pediu para Moises subir ao monte de Abarim e viu toda a terra que estava a sua volta. A terra que o Senhor daria aos israelitas. Moisés já sabia que não devia entrar na terra prometida.
O Senhor escolheu Josué, que já vinha há algum tempo sendo preparado para o cargo de líder, tinha experiência e viveu no deserto com Moisés.
Moisés fez como o Senhor lhe ordenou. Chamou Josué e o apresentou ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade. Impôs as mãos e passou o cargo a ele.