Chegando aos últimos capítulos do livro de Números está sendo concluído o relato das derrotas e vitórias dos israelitas ao longo da caminhada de 40 anos pelo deserto, desde a libertação do Egito à Terra Prometida: Canaã, Palestina, Israel.
Neste capítulo 33 o autor bíblico recorda todos os lugares por onde passaram e acamparam, e reforça as orientações sobre a posse do território:
- expulsareis os habitantes
- destruireis seus ídolos
- demolirás seus santuários
- repartireis a Terra entre os vários clãs e tribos
São as normas prescritas no código da aliança (Ex 23, 31-33) e na renovação da aliança (Ex 34, 11-16) e em Dt 7, 1-6 necessárias à manutenção da unidade do povo, da crença no Deus único e na solidariedade que garante vida digna a todos. O povo, entretanto, não atendeu e séculos depois foi expatriado, sofrendo a tragédia do exílio.
Hoje somos nós que caminhamos rumo à Jerusalém celeste, à morada de Deus. Também enfrentamos dia-a-dia desafios, amarguramos derrotas e deliciamo-nos com pequenas vitórias; temos à nossa disposição a Palavra de Deus para nos mostrar a direção correta; conhecemos as normas e preceitos para prosseguirmos fiéis, mas nem sempre colocamos em prática. Quiçá possamos todos resistir às tentações para não acabarmos no exílio!