Leitura do dia: Números, Capítulo 34

Publicado em 27/10/2012

           

A importância deste capítulo consiste no fato que ele determina com precisão as fronteiras da terra que o Senhor deu a Israel como sua herança. Esta terra lhe foi dada para sua posse perene, portanto pertence a Israel, não importando quem a ocupe ou a reclame para si.

Sendo a terra herança, nenhuma tribo podia reclamar para si a sua parte: Deus, o proprietário, era quem indicaria os limites da propriedade de cada uma. Para esse fim Ele explicou a Moisés o que deveria ser feito, claramente, e nomeou as pessoas que deveriam executar o seu mandado, uma vez que Moisés não estaria mais vivo quando isso ocorresse. Estas pessoas eram Eleazar o sacerdote e Josué, e um príncipe, ou maioral, de cada tribo, cujos nomes estão ao longo deste capítulo.

O livro de Números abrange trinta e nove anos da história de Israel, e termina quando o povo estava acampado às margens do rio Jordão, prestes a entrar na terra prometida. Estes livros nos dão alguns detalhes das vidas do povo de Deus durante sua experiência no deserto. Encontramos fracassos, rebeliões, reclamações, sofrimentos, e através desses exemplos tiramos lições valiosas para nossas próprias vidas à medida que percorremos o deserto desta vida.