Podemos dividir este capítulo do livro do profeta Oséias em 3 partes:
- Profecia de salvação: versículos 1 a 3;
- Processo contra a esposa infiel: versículos 4 a 15;
- Perspectiva de salvação: versículos 16 a 26.
O que se destaca na sua mensagem é o fato de, pela primeira vez, um profeta exprimir o amor de Iahweh (Deus) e Israel (povo) nos termos de um matrimônio. Nesta forma de expressão de amor de Deus como um amor esponsal, Oséias será seguido por quase todos os profetas posteriores. Também o Novo Testamento cita Oséias ou se inspira nele com frequência. João Batista se refere a Jesus como o Esposo e o próprio Jesus se autointitula com tal (Mc 2, 19).
Mas o que isso tem a ver conosco?
Também nós precisamos desenvolver o amor esponsal, esse amor gratuito e que precisa ser correspondido. Precisamos abandonar nossas infidelidades e deixar de adorar os Baals atuais: a cultura de uma vida baseada unicamente no acúmulo de bens materiais, nos projetos de poder e na busca incessante de prazer. O Esposo Jesus quer celebrar conosco as núpcias, conquistadas por Ele na cruz.
Como mensagem de Deus para nós hoje, respondamos com fidelidade à promessa do Esposo: “Eu me casarei contigo para sempre, casamos conforme a justiça e o direito, com amor e carinho.” (versículo 22).