Leitura do dia: Provérbios, Capítulo 14

Publicado em 13/10/2014

 

Apresentando-se ainda como um “tratado moral social”, cujo tema é confrontar as ações justas com as injustas, este Capítulo 14 nos mostra que o homem que age com sabedoria tem uma vida solida, temente a Deus, é feliz, colhe os frutos de seu trabalho, acolhe o seu próximo e só faz o bem.

Por outro lado, a pessoa insensata, que não segue os mandamentos de Deus, destrói a própria vida e até mesmo daqueles que a cercam.

São várias as instruções e os esclarecimentos que podemos retirar deste Capítulo, para as mais diversas situações de nossa vida cotidiana. Desde como ter de um lar harmônico (versículo 1 - ou seja, instruções de cunho pessoal) até como fazer próspera uma nação (versículo 34 - instrução de cunho moral social).

Ainda que consideremos o Provérbios um “livro da antiguidade”, sua lição é sempre muito atual, pois a Sabedoria de Deus ditada através da experiência do povo jamais será ultrapassada.

Finalmente, neste Capítulo 14 vemos algo muito semelhante ao mandamento do amor, aquele que Jesus Cristo nos pediu observância (cf. Jo 13,34). Está no versículo 31, que diz: “quem oprime o fraco ofende a Deus, mas quem se compadece do indigente honra o Criador”.

Oremos para que possamos abrir nossos ouvidos e corações aos ensinamentos que nos trazem vida: a Sabedoria de Deus.