Neste capítulo o autor nos comunica diversos ensinamentos relacionados a certas circunstancias de nossas vidas, desta maneira, pretende que consigamos compreender a complexidade dessas situações e nos fornecer orientações para agirmos através da sabedoria de Deus.
Vale destacar um desses ensinamentos, onde o autor faz a comparação entre metais preciosos e nós povo de Deus, “Como a prata é testada ao fogo e o ouro, no crisol, assim o Senhor prova os corações” (3). Podemos entender, portanto nesse versículo, que quando a prata e o ouro são trabalhados por mãos hábeis tornam-se símbolos de grande valor representativo, da mesma maneira quando deixamos Deus agir em nossos corações também nos tornamos pessoas melhores e santificadas.
Como visto neste capítulo varias orientações dadas pelo autor só podem ter sido escritas através da sabedoria que vem de Deus, pois conhecimentos tão significativos evidenciam a presença do Espirito Santo, desta maneira é importante que saibamos aplicar em nossas vidas tais ensinamentos divinos.