Leitura do dia: Provérbios, Capítulo 28

Publicado em 27/10/2014

 

O capítulo 28 de Provérbios apresenta como tema central a "ética do governante”, notadamente dos versículos 1 até 17.

Ensina que os homens que vivem em paz são governados por pessoas inteligentes e instruídas, pois na sua nação há ordem. Ao passo que nações em guerra são suscetíveis a todo tipo de líder, até mesmo àqueles que oprimem os fracos e desobedecem a lei.

Ora, o governante que busca a Deus e o ama, acima de tudo, entende que a honestidade deve estar presente em sua vida. Por isso, faz um bom governo, não despreza os fracos, observa as leis e não usa a opressão ou qualquer outra arma para ser respeitado. 

Ainda podemos ver neste capítulo que o homem que reconhece seus pecados e se converte, abandonando-os, “obtém compaixão” (v. 13).

A partir do verso 18 as afirmações e os conselhos do Autor passam a ter um cunho mais religioso, ainda que não abandonem as questões éticas.

Identificamos nos versos 18 e 20 as palavras de Jesus sobre a salvação e as bênçãos de Deus aos seus filhos leais.

No verso 21 também nos recordamos das palavras de Jesus, que nos ensinou a não discriminar as pessoas.

E mais uma vez o Livro dos Provérbios nos lembra que Deus pede aos homens amor mútuo, o amor fraterno. Tal se dá no verso 27, quando o Autor diz que “para quem dá ao pobre não há necessidade (…)".

Por tudo isso, rezemos para que possamos viver no nosso dia a dia o mandamento do amor (Jo 13,14), pois assim alcançaremos a paz entre irmãos e seremos dignos das bênçãos do Pai.