Leitura do dia: Provérbios, Capítulo 3

Publicado em 02/10/2014

 

Nesse capitulo o autor nos faz relembrar os ensinamentos que nos aproximam de Deus e dos irmãos, como visto nos versículos três e quatro “A misericórdia e a verdade não te abandonem: ata-as ao teu pescoço, inscreve-as nas tábuas do teu coração, e alcançarás graça e bom sucesso diante de Deus e dos outros”. 

Relata também que para sermos sábios devemos reverenciar ao Senhor, “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme o Senhor e afasta-te do mal” (7). Ainda nos explica a necessidade de respeitar a doutrina de Deus, pois Ele só ensina a quem gosta, “[...], pois o Senhor corrige os que ele ama, como um pai, ao filho preferido” (12).

A pessoa que encontra a sabedoria possui algo de valor incalculável, visto que através dela é capaz de seguir o caminho inabalável que nos aproxima do Senhor, “[...], pois o Senhor estará ao teu lado e guardará teu pé, para não caíres na armadilha” (26).

Vale destacar também o versículo que trata sobre a importância de fazer o bem aos nossos irmãos necessitados, “Não recuses favor a quem dele necessita, se está em teu poder fazê-lo” (27). Pois assim criaremos uma experiência social de paz e um sentimento de segurança, partilha e respeito. 

Podemos confirmar nesse capitulo, através das descrições do autor, sua relevância infindável, visto que seus ensinamentos possuem a mesma importância hoje tal como quando foram pronunciados.