O capítulo fará orientações ao povo para que com retidão tenham relacionamentos sinceros e fiéis, onde prevaleça o amor.
A fiança pode trazer dissabores. Quando a situação financeira não é bem cuidada, e amigos são rapidamente esquecidos, se perdem amizades e o dinheiro por conta de uma simples assinatura.
A preguiça deve ser combatida como uma inimiga. Observando as formigas atentamente aprendemos a necessidade de plantar para colher, guardar alimentos para momentos difíceis. Se ficarmos de braços cruzados no verão, passaremos necessidades no inverno, precisamos ser precavidos e inteligentes.
Orienta-nos também para sete coisas que Deus abomina: Olhar arrogante, Mentira, mãos que matam o inocente, coração perverso, pessoas maldosas, testemunhas falsas e mentirosas e os que semeiam a discórdia.
Quando vivemos em comunidade precisamos ser zelosos com nossos relacionamentos. Que nosso Deus que é amor, nos ajude a sermos fiéis sempre, e não nos deixe cair na tentação das paixões volúveis que acabam com a família e a amizade.