Leitura do dia: Sabedoria, Capítulo 5

Publicado em 15/09/2014

 

O Capítulo 5 encerra a primeira parte do Livro da Sabedoria, abordando o tema “julgamento”. Mas não se trata de qualquer julgamento, e sim, do verdadeiro, aquele que compete somente a Deus e ao qual seremos (e somos) submetidos.

Deus separará os justos dos injustos e exaltará os primeiros, recompensando-os com a vida eterna.

Mas quem são os justos e quem são os injustos? Os justos são aqueles homens e mulheres que vivem conforme os Mandamentos de Deus, que respeitam o Pai Altíssimo. Já os injustos são homens e mulheres que Dele se afastaram, que vivem apartados de seus mandamentos.

Irmãos, a Nova Aliança entre os homens e Deus, firmada por Jesus Cristo, nos ensina a ser justos: “Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor.” (Jo 15,10)

O mandamento que exalta a Deus e que engloba todos os Dez Mandamentos é aquele que Jesus nos deu: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15,12)

Portanto, sejamos nós praticantes do amor fraterno que nos aproximará de Deus, e Ele nos dará o dom da Sabedoria. E agindo como sábios (justos) poderemos ficar de pé, sem temor (5, 1), pois o Senhor nos protegerá (5, 16).