Neste salmo chamado de imprecatório existem expressões fortes de vingança contra o inimigo. Para entendê-lo é necessário recordar o tempo e a cultura em que o salmista viveu.
Acusado injustamente, o orante pede a Deus que faça recair sobre seus acusadores as maldições reservadas às falsas testemunhas, para que assim seja reconhecida a sua inocência.
Nesta suplica individual não observamos pedidos de riqueza para uma vida confortável, ou mesmo sabedoria, percebemos sim que o salmista quer ver vitorioso, que seja mostrado a todos que ele é um homem justo, e para que todos percebam que Deus está do seu lado é necessário que seja aniquilado o seu opressor.
Muitas vezes também somos difamados e injustiçados, e ao tomarmos conhecimento de tal fato ficamos tristes e desanimados, mas hoje a nossa fé e nossa igreja nos pedem para não buscarmos vingança, mas sim que oremos e perdoemos os nossos inimigos, pois é fácil amar quem nos ama, mas podemos ser generosos com nossos inimigos, e amá-los como Jesus nos ensinou a amar.