Leitura do dia: Salmo 55

Publicado em 23/02/2015

 

O Salmo 55 contra inimigos e falsos amigos, é permeado por uma urgência e desespero. Davi transmite a sua desordem emocional e grande ansiedade, por ameaças e atos de desamor de seus próprios amigos. Não são inimigos que atordoam os pensamentos e sentimentos de Davi, mas, sim aqueles que lhe são caros e preciosos.

Interessante perceber que o impulso inicial de Davi é a fuga. Seria mais fácil se retirar e se esconder, para que os sentimentos e pensamentos perturbadores não lhe atinjam, assim como a pomba, que levanta voo e encontra descanso.

Contudo, entendendo que os conflitos não desaparecem se apenas permanecermos inertes, paralisados, Davi entrega a situação ameaçadora à Deus: “Eu porém clamarei a Deus e o Senhor me salvará” (17); “Descarrega sobre o Senhor os teus cuidados, e ele te sustentará: não permitirá jamais que o justo vacile” (23).

Assim, há uma promessa e convite de Deus neste Salmo: entregar ao Pai o sofrimento, a angústia, a ansiedade, a dificuldade vivida, que Ele vai cuidar e curar do seu coração. Não há adversidade que o filho tenha que atravessar sozinho, pois o Pai do Céu é capaz de restituir a paz aos nossos corações.